10 mitos e verdades sobre a gravidez que talvez você não saiba

11 de maio de 2017

A maternidade é um momento em que aparece muita gente falando muitas coisas. Algumas são apenas mito

Assim que os sintomas da gestação começam a aparecer e o teste de gravidez dá positivo, as gestantes começam a passar por experiências totalmente controversas, novas e extraordinárias.

A maternidade é um momento em que aparece muita gente falando muitas coisas. Algumas são apenas mitos, mas outras são grandes verdades.

No entanto essas dúvidas nos perseguem por toda a gravidez e persistem até após o parto.

Para não restar nenhuma dúvida, selecionamos uma série de questionamentos que as pessoas costumam fazer e que ficamos na dúvida se realmente é verdade ou mito.

10 Mitos e verdades sobre a gravidez – Tire suas dúvidas

#1. É mesmo necessário que a grávida coma por dois?

Mito. As grávidas devem se alimentar de maneira saudável inserindo em sua dieta alimentos naturais como verduras, frutas, leguminosas etc.

A mesma deve comer a quantidade necessária para que se sinta saciada. A qualidade da alimentação é que vai garantir um bebê saudável.

#2. Consumir bebidas alcoólicas durante a gravidez faz mal?

Verdade. Quando ingerimos bebidas alcoólicas, o álcool vai direto para corrente sanguínea e vai, sem dúvida, chegar até o bebê. Mesmo uma tacinha de vinho pode ser prejudicial. O indicado é não beber.

#3. Ficar muito tempo sem se alimentar piora os enjoos?

Verdade. As grávidas não devem passar mais que 3 horas sem se alimentar, pois quando isso acontece nosso estômago produz um ácido que aumenta as náuseas e pode causar vômitos.

Outro bom motivo para uma gestante não ficar muito tempo sem comer é porque isso pode causar uma hipoglicemia que pode trazer problemas ao bebê. Essa é mais uma das verdades sobre a gravidez.

#4. Comer bolachas de água e sal diminui a salivação e o mal-estar?

Verdade. Tanto a bolacha quanto o sal podem ajudar a melhorar as funções digestivas que quando não funcionam adequadamente pode ocasionar náuseas e inchaço abdominal.

#5. O limão tem a capacidade de diminuir os enjoos?

Sim. Essa é mais umas das verdades sobre a gravidez. A saliva das gestantes exige temperos mais fortes e alimentos ácidos.

#6. Ingerir doces antes de fazer ultrassom ajuda a ver o sexo do bebê?

Mito. Não existe qualquer relação de que seja mais fácil para quem come chocolate ver ou não o sexo do bebê durante a ultrassom.

#7. Determinados alimentos se consumidos na gestação podem causar cólicas no bebê

Mito. Alguns alimentos podem sim causar cólicas no bebê, mas isso quando a mãe estiver amamentando. Enquanto o bebê ainda estiver na barriga isso não acontece.

#8. Atividades físicas durante a gravidez faz mal?

Mito. Todas as grávidas que não possuem nenhum problema de saúde que as impeça, não só pode como deve realizar atividades físicas.

A ressalva é para que os exercícios físicos sejam de baixo impacto e que a mesma não se esforce mais do que o habitual. Tudo com acompanhamento profissional.

#9. O formato que a barriga adquire pode dizer qual o sexo do bebê

Mito. Barriga pontuda ou muito redonda não nos diz absolutamente nada se o bebê será menina ou menino. Já pensou como seria uma barriga com gêmeos de ambos os sexos?

#10. Devo tomar ácido fólico enquanto tento engravidar

Verdade. A mulher deve se preparar para engravidar e um dos cuidados que devem ser tomados é a ingestão de ácido fólico.

O ácido fólico pode evitar defeitos no tubo neural do bebê e deve ser ingerido em doses diárias de 0,4 miligramas.

O ácido fólico deve ser tomado antes que a mulher tente a fecundação até a 12ª semana de gestação.

 

Esses são os mitos e verdades sobre a gravidez mais recorrentes. Espero que essas informações tenham solucionado suas dúvidas.