21 de setembro: Dia Nacional da Luta dos Portadores de Deficiência

21 de setembro de 2017

21 de setembro: Dia Nacional da Luta dos Portadores de Deficiência

Você sabia que atualmente quase 45 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), têm alguma deficiência no Brasil? Ao somar quase 24% da população, o dia 21 de setembro é escolhido pela proximidade da primavera e o Dia da Árvore para representar o nascimento da igualdade de condições entre todos.

Nas empresas, a Lei Federal de 1991 instituiu a Lei de Cotas que obriga as companhias com mais de 100 colaboradores a reservarem de 2% a 5% das vagas para efetivar essas pessoas. De acordo com o setor de fisioterapeuta do Plano Saúde São José, o sul-catarinense já tem bons exemplos de inclusão de pessoas com deficiência. “Mesmo com alguma dificuldade física, intelectual e sensorial, estes colaboradores contam com muita vontade de aprender, de buscar o novo e com o potencial igual senão melhor aos outros”, explicam.

Ambiente de trabalho

Uma das necessidades, segundo especialistas, é que o ambiente de trabalho nas empresas seja adaptado para receber estes colaboradores. “Os empreendedores devem criar estrutura para o bem-estar de todos os profissionais. A utilização de rampas, elevadores, banheiros adaptados, impressoras e até mesmo softwares específicos só contribuem para o bom trabalho”, resumem.

Os outros profissionais também devem se preparar para recepcionar bem os colaboradores. “Os antigos funcionários precisam se sentir aptos para auxiliar o novo trabalhador. Campanhas de sensibilização só tendem a ampliar a inclusão de deficientes”, complementam.