Alimentos que você deve evitar durante a gravidez

11 de maio de 2017

Confira alguns alimentos que você deve evitar durante a gravidez

Durante o período de gestação, a mamãe deve ter a sua alimentação equilibrada e saudável, afim de oferecer ao seu organismo e ao bebê, todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

Apesar da gestante possuir uma alimentação bem variada e sem grandes restrições, existem alguns alimentos que devem ser evitados, por apresentarem substâncias que podem trazer algum mal ao bebê.

A salmonela, o mercúrio, a listeria, a toxoplasmose, entre outros, são encontradas em vários alimentos e são bastante prejudiciais.

Confira abaixo alguns dos alimentos que você deve evitar durante a gravidez:

#1. Ovos crus

Alimentos que usam ovos crus na sua preparação devem ser retirados do seu cardápio, pelo simples fato de existir a possibilidade de estar infectado com salmonela - que por sua vez pode gerar uma intoxicação alimentar.

#2. Carne malcozida

Assim como os ovos, a carne malcozida também pode transmitir doenças infecciosas como a toxoplasmose e até conter bactérias como a salmonela. Esses microrganismos por não serem destruídos pelo organismo, podem criar problemas ao desenvolvimento do bebê. Por isso evite carnes malcozidas, sushi, mariscos crus, patês.

#3. Álcool

Além de prejudicar a sua saúde, o álcool é um grande vilão para o crescimento do seu bebê. A ingestão desse tipo de bebida, principalmente de forma exagerada pode gerar ao bebê o que chamamos de síndrome alcoólica fetal. Entre os sintomas encontram-se o déficit de crescimento, alterações das características faciais e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. 

#4. Peixes com mercúrio

Os peixes são excelentes fontes de proteínas magras, ácidos graxos e gorduras saudáveis essenciais para a saúde. Contudo, algumas espécies de peixes possuem níveis muito altos de metilmercúrio, substância que pode provocar problemas no desenvolvimento neurológico do bebê. Por isso evite: garoupa, marlin, tubarão, cação e espadarte.

#5. Produtos lácteos não pasteurizados

Pasteurização é um processo de limpeza da maioria dos laticínios, necessária para a remoção de microrganismos prejudiciais à saúde. No entanto, existem produtos lácteos não pasteurizados que podem conter microrganismos nocivos ao bebê.