Exames necessários para o recém-nascido, fonoaudióloga explica a importância do teste da orelhinha

20 de janeiro de 2022


Este exame é muito importante para verificar a audição dos bebês

   Muitas pessoas já sabem, mas é importante relembrar, que todo bebê ao nascer, é obrigado a fazer alguns exames necessários para o cuidado da saúde. 
Alguns testes são fundamentais para saber se a saúde do recém-nascido está indicando que tudo está bem. O teste da orelhinha é um deles, e de extrema importância. Realizado por um profissional de fonoaudiologia o teste tem como a finalidade identificar se existe alguma deficiência auditiva no bebê. 
 “O teste da orelhinha é uma triagem neonatal de suma importância, pois identifica precocemente os problemas auditivos. Indolor, o teste da orelhinha é realizado por meio de um equipamento que emite sons que estimulam as células ciliadas externas da cóclea (órgão da audição), e captam suas respostas. Por meio dele já é possível identificar se há ou não algum problema”, aponta a fonoaudióloga Daniela Burtet Machado (CRFa 8625-7).
     O exame indicado pelo ministério da saúde deve ser feito após 48h de vida do recém-nascido, mas os pais podem realizar o exame até 28 dias após o nascimento do bebê, a fim de identificar a existência ou não de algum problema, e assim tratá-lo de forma precoce.
Ainda na maternidade, a mãe recebe as orientações de quando e onde deve realizar o teste. Com o teste, é possível detectar se há ou não algum problema auditivo precocemente, e desta forma, caso seja necessário, iniciar um tratamento. 
    Segundo a especialista, caso os pais não tenham realizado por algum motivo o teste da orelhinha, é importante procurar um especialista e fazer sim o procedimento, mesmo que após o tempo sugerido.
     De acordo com o ministério da saúde, a surdez é uma das doenças mais encontradas em nosso país. Os dados também apontam, que o índice de surdez em toda população é de uma a duas pessoas para cada 1000 nascidos vivos; por esse motivo, o teste é obrigatório e serve como prevenção para os cuidados auditivos.

Os bebês podem já ao sair do serviço de obstetrícia dexar agendado o teste da orelhinha que é feito no próprio hospital.

No próprio hospital São José, a mamães internadas na Unidade Vida  tem este suporte também.